quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Para Caio


O fato de eu ser atriz, viver de arte, gostar de música e leitura me obriga a confessar uma coisa. Há uns anos entrou um homem na minha vida que através das palavras consegue me entender e completar aquilo que eu não sei expor. Por isso eu preciso dizer: Caio Fernando Abreu, eu te amo!!! Não que eu ame o homem Caio Fernando. Não que eu o conheça pessoalmente e queira ter um caso com ele. É só uma questão de metonímia. No facebook existe um aplicativo chamado “Conselhos de Caio Fernando Abreu” e passei a utilizá-lo como uma oração diária. A de hoje foi:

“Você precisa de outros lugares, de outras pessoas e de bebidas mais fortes. Nem pensa, vai indo junto com as coisas.”
As vezes acontecem apenas frases tão bonitas que meu coração dá pulos:

"O que te dizer? Que te amo, que te esperarei um dia numa rodoviária, num aeroporto, que te acredito, que consegues mexer dentro-dentro de mim?"
E quando eu preciso entender o que estou sentindo e como dizer, é a ele que recorro:

"Eu preciso muito, muito de você. Eu quero muito, muito você aqui de vez em quando nem que seja muito de vez em quando. Você nem precisa trazer maçãs, nem perguntar se estou melhor. Você não precisa trazer nada, só você mesmo. Você nem precisa dizer alguma coisa no telefone. Basta ligar e eu fico ouvindo o seu silêncio. Juro como não peço mais que o seu silêncio do outro lado da linha ou do outro lado da porta ou do outro lado do muro. Mas eu preciso muito, muito de você."

E tem frases que são tão pertencentes a mim mesma que me assuto em me encontrar nas palavras alheias:

"Não sou pra todos. Gosto muito do meu mundinho. Ele é cheio de surpresas, palavras soltas e cores misturadas. Às vezes tem um céu azul, outras tempestade. Lá dentro cabem sonhos de todos os tamanhos. Mas não cabe muita gente. Todas as pessoas que estão dentro dele não estão por acaso. São necessárias." você é necessário...não esqueça...”

Quando as coisas não vão muito bem, é como se eu abrisse uma caixa de Pandora...

"Eu quis tanto ser a tua paz, quis tanto que você fosse o meu encontro. Quis tanto dar, tanto receber. Quis precisar, sem exigências. E sem solicitações, aceitar o que me era dado. Sem ir além, compreende? Não queria pedir mais do que você tinha, assim como eu não daria mais do que dispunha, por limitação humana. Mas o que tinha, era seu.”

“Já li tudo,cara, já tentei macrobiótica, psicanálise, drogas, acumpuntura, suicídio, ioga, dança, natação, cooper, astrologia, patins, marxismo, candomblé, boate gay, ecologia. Sobrou só esse nó no peito, agora faço o quê?”

Ultimamente, devido acontecimentos dessa vida louca, me encontro assim:

"Eu entro nesse barco, é só me pedir. Nem precisa de jeito certo, só dizer e eu vou. Faz tempo que quero ingressar nessa viagem, mas pra isso preciso saber se você vai também. Porque sozinha, não vou. Não tem como remar sozinha, eu ficaria girando em torno de mim mesma. Mas olha, eu só entro nesse barco se você prometer remar também! Eu abandono tudo, história, passado, cicatrizes. Mudo o visual, deixo o cabelo crescer, começo a comer direito, vou todo dia pra academia. Mas você tem que prometer que vai remar também, com vontade! Eu começo a ler sobre política, futebol, ficção científica. Aprendo a pescar, se precisar. Mas você tem que remar também. Eu desisto fácil, você sabe. E talvez essa viagem não dure mais do que alguns minutos, mas eu entro nesse barco, é só me pedir. Perco o medo de dirigir só pra atravessar o mundo pra te ver todo dia. Mas você tem que me prometer que vai remar junto comigo. Mesmo se esse barco estiver furado eu vou, basta me pedir. Mas a gente tem que afundar junto e descobrir que é possível nadar junto. Eu te ensino a nadar, juro! Mas você tem que me prometer que vai tentar, que vai se esforçar, que vai remar enquanto for preciso, enquanto tiver forças! Você tem que me prometer que essa viagem não vai ser a toa, que vale a pena. Que por você vale a pena. Que por nós vale a pena. Remar. Re-amar. Amar."

Mas lá no fundo, dentro de mim mesma, eu recorro a Caio Fernando Abreu buscando palavras dentro de mim. Palavras que possam me contar dos lados desse amor todo que eu tenho...

5 comentários:

  1. Vir visitar teu blog e dar de cara com Caio F. foi ótimo!!!
    Gosto demais de Caio...
    Um beijo, querida =*

    ResponderExcluir
  2. Oiii =)
    Q bom q passou lá no Retalhos e que ÓTIMO q gostou do que escrevo!!!!

    Um beijão =*

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! muito bom!
    Aqui, gostando de tudo e acompanhando!

    Samuca

    http://sempreacontecendo.blogspot.com/

    ResponderExcluir