terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Moro loooonge...

Gente é triste a constatação, mas, eu moro longe. Moro mesmo. Eu moro num bairro que ninguém conhece que fica a um pulo de Contagem. Mas não é Contagem! É BELO HORIZONTE! DIGO E REPITO! Porque a comparação com Contagem? Ora, porque todos sabem que Contagem é longe mesmo, de tudo. Contagem é longe até do centro de Contagem! Eu não, eu continuo em BH, capital, bombante e delirante. Porque isso me incomodou agora? Porque eu trabalho no Horto e moro perto de Contagem, ou seja, eu saio 08h20min de casa pra trabalhar às 09h00min, e de moto! Isso é muito, gente. De ônibus vai uma hora e meia, fácil! Haja livro, MP4, radinho de pilha, revista em quadrinhos. Se eu ando de ônibus todo dia indo trabalhar, eu leio O Grande Sertão Veredas em menos de uma semana, só na ida e volta pra casa! Olhando pelo outro lado você me diz: Tá vendo, ônibus faz bem pra leitura! Mas num faz não! Ficar lendo no ônibus cansa minha vista e me dá uma puta dor de cabeça. Claro que minha situação não merece tanto sofrimento. Tem gente que vive em situação pior. Pense nas pessoas que moram em Venda Nova, Xangrilá, Justinópolis... Isso sem falar do povo de Betim, Ibirité, Neves que pega a Cristiano Machado e Antônio Carlos lotada e acorda às 04h30min da manhã! Eta povo guerreiro brasileiro! Admiro!... mas dispenso, obrigada. Já é um sacrifício diário acordar às 07h30min todo dia e vir sonâmbula pela rua a fora, imagina acordar antes disso!

Por isso hoje, dedico o texto do blog para todos aqueles que moram longe, tão longe quanto eu e que fazem do Red Bull e da Coca Cola amigos diários. Todos aqueles que se penduram nos ônibus à caminho de BH. Todos que ficam possessos de pegar o ônibus 06h00min da manhã e encontrar vários idosos sentados no banco da frente. Coisa que me irrita é idoso passeando em horário de pico. Ah! Desculpem-me, mas pronto-falei! Que coisa! Você ta morto de cansaço saindo do trabalho as 18h00min pra pegar o Nacional que você sabe que virá lotado, e quando você entra no ônibus ta lá aquele monte de senhoras ocupando os preciosos assentos. Isso quando não têm mil sacolas, netos dependurados e afins. Idosos queridos do meu Brasil façam-nos um favor, NÃO SAIAM DE CASA EM HORÁRIO DE PICO! O parque fica aberto o dia todo pra você passear, o banco funciona o dia todo também, as mesinhas de jogo de damas ficam na praça sete o dia inteiro, por favor, não ocupem os lugares amarelos do ônibus logo as 06h00min da manhã! Sei que vocês já passaram por isso enquanto trabalhavam e agora buscam uma aposentadoria decente, mas pra isso você não precisa deixar um coitado que trabalhou o dia inteiro, viajar pra Betim em pé! E vocês motoristas, não sejam tão egoístas e ofereçam carona! Parem de ir trabalhar sozinhos! No trânsito fica aquele montão de carro com uma pessoa só! Com certeza você tem vizinhos que vão pro centro e podem ir junto com você e se não tem, os pontos de ônibus estão lotados de pessoas indo por mesmo lado que você. Ofereça! Compartilhe! Seu tosco egoísta!

Continuando minha dedicação a todos os moradores de Tão Tão Distante, publico a letra da música Moro Longe, cantada pela Vanessa da Mata, que explica bem o que representa um convite de visita para nós e, como queremos ser recebidos ao chegarmos.

Você me chama como quem diz é logo ali
Saindo agora eu chego só três horas lá
Três conduções, olhar um sorvete e não tomar
Levar um lanche e só chegar na madrugada
Desbravamento, expedição, confusão
Só um beijinho, eu sinto muito
Não vai ser bom
Um copo d'água, um cafuné
Pra começar
Alguma hora se Deus quiser
Eu vou chegar
Quero pão novo
Pouca conversa
Uma casa aberta
Um ótimo vinho
Flores do campo
Banho quentinho
Uma sobremesa
Um atrevimento
Dedicação
Muito carinho
Derretimentos
Pra compensar
Porque eu moro longe, no fim do
mundo
Se eu for aí, faça valer a pena
Porque eu moro longe lá aonde
ninguém vai
Se eu for aí faça valer a pena

http://www.youtube.com/watch?v=4zHSEf7fPRI

2 comentários: