terça-feira, 18 de janeiro de 2011

"Estagiotário"

O fato de trabalhar com arte desde os 15 anos de minha vida me fez uma pessoa difícil de lidar com chefias, hierarquias e subordinações. Quando você trabalha como autônomo desde o começo, é difícil se enquadrar nos padrões empresariais de ser. Talvez se meu primeiro emprego fosse na ASSPRON ou na CRUZ VERMELHA tirando Xerox, eu seria uma pessoa mais “empregável”, mas não, lá fui eu me meter a estudar música, teatro, dar aulas em escolas, oficinas, enfim. Hoje me encontro cumprindo um estágio pela necessidade de grana fixa, mas não existe prazer nisso. Me conta como alguém consegue trabalhar 25 anos no mesmo lugar e se aposentar ali? “O senhor Fulano receba nossas honrarias como nosso mais antigo funcionário.” Aaaaaaaa! Eu teria um ataque epilético ao ver que as pessoas mudam e só eu vou ficando pra trás! Eu sei, eu sei. Trabalhar de carteira num mesmo lugar sempre é bem vantajoso, eu sei disso. E sei que o autônomo só se ferra nessa vida. Sei bem também. Mas olha só que delícia não ter chefe, não ter que responder perguntas idiotas nem cumprir funções bestas! Eu cumpro funções bestas! É a primeira vez que trabalho de estagiária na vida e tenho minha opinião: Isso é uma droga! Sou obrigada a acordar TODOS OS DIAS 7:00 da manhã - eu não tenho problemas pra acordar cedo, mas todo dia? Até quando eu fui dormir 5:00 da manhã? - trabalhar às 9:00, ser gentil com quem eu não quero e ficar puta da chefe passar na minha sala pra falar abobrinha. Afinal, quem não tem um chefe chato que levante a mão! (cri, cri cri...). E depois que comecei o estágio, fiquei mais preguiçosa, mais velha. Num consigo nem pensar em sair numa quinta feira pro boteco porque é fato que na sexta eu vou precisar de um Red Bull. E o pior é você se atrasar e ter que ligar pro chefe de dentro do ônibus “olha, eu vou atrasar um pouquinho...” e quando você finalmente chega está lá a equipe com cara de bunda azeda porque você dormiu mais do que todo mundo – sua casa pode ter pegado fogo, mas todo mundo sempre vai pensar que você se atrasou porque dormiu demais. Além disso, ficar com a mesma vista, no mesmo lugar, com as mesmas pessoas fica tão tedioso que você começa a odiar todo mundo. Talvez, até quem trabalha com uma vista para o mar se sinta entediado assim – eu queria experimentar! Poeticamente eu sou passarinho em gaiola. Praticamente eu sou atriz pô! Sou musicista! Meu escritório é o mundo inteiro! Ficar presa assim não dá! Sei que escrever não vai adiantar muita coisa, afinal eu não vou sair do meu estágio pra ficar sem dinheiro de novo. Mas que de vez em quando da aquela vontadezinha de despedir o meu patrão, ah isso dá...

Nenhum comentário:

Postar um comentário