quinta-feira, 24 de março de 2011

Música, mulher, breguice...



Tenho uma confissão: Eu adoro música brega!
É que o nome brega detona as músicas românticas, é uma denominação fajuta que abrange todo tipo de música mal feita, com melodia estranha e letra dolorosa. Eu não! Eu acredito no brega que significa romântico, apaixonado e afins. São essas músicas que embalam minhas saudades e meu amor. Sã também as que me fazem buscar as formas estranhas com a qual o universo feminino se veste - às vezes.
Essa semana estava ouvindo um disco antiiiigo da Fafá de Belém (aquela peituda, lembra?)e tocou a música Sob Medida, também cantada pela Simone que tem um trecho assim:

"Sou bandida
Sou solta na vida
E sob medida
Pr'os carinhos seus
Meu amigo
Se ajeite comigo
E dê graças a Deus..."

Aaaaaaah gente! Tem coisa mais legal que isso? Tem não! E ela ainda canta com uma voz pós-motel que é impagável! Viva a Fafá de Belém!

Passei também (claro!) pela Bethânia querida que muitas vezes é tão brega que a gente chora copiosamente. Como não podia deixar de ser, eu ouvi Eu sou a outra que diz isso:

"Ele é casado e eu sou a outra,
Que o mundo difama,
Que a vida, ingrata, maltrata,
E, sem dó, cobre de lama.

Mas tenho muito mais classe,
Do que quem não soube prender o marido."

Afinal, quem é mais mal agradecida nesse mundo do que a pobre coitada da amante que comemora natais dia 23/12 e passa todos os fins de semana sozinha? (não sou a favor da traição e acho que uma mulher que se sujeita a ser amante não se ama, mas essa música faz jus àquela outra que diz que cada um sabe a dor e adelícia de ser o que é).

E quando a mulher precisa de atenção e clama por um ato impensado por parte do amado? A clássica história da prova de amor. A Alcione já disse:

"Faz uma loucura por mim
Sai gritando por ai bebendo e chora
Toma um porre picha um muro que me adora
Faz uma loucura por mim
Fica ate de madrugada perde a hora
Sai comigo pra gandaia noite afora"

Essa mesma Marron também já cantou sobre a mulher que não consegue deixar aquele bofe escândalo por nada nesse mundo e prefere ficar com ele, mesmo sofrendo:

"Você não me quer
De verdade
No fundo eu sou
Tua vaidade
Eu vivo seguindo
Teus passos
Eu sempre estou
Presa em teus laços
E é só você chamar
Que eu vou..."

Confesso que escrever esse post me fez super bem. Já rolei de rir, transformei a música brega em cômica, mas não pensem que desprezo as músicas românticas, eu as adoro! E essas músicas citadas eu realmente escuto e canto a plenos pulmões. Meu plano é fazer um show com todas elas...

P.S: EMOS, quem são vocês que pensam que ouvir música com letra melosa e chorar é inovação? Vocês tem muito o que aprender...

Um comentário: