sexta-feira, 25 de março de 2011

Notícias de mim...

Escrevo para documentar o presente. Pois quando este for passado, espero sorrir de tudo isso junto aos meus.

Tratar-se de um câncer não é moleza, amigo. É preciso consultas periódicas, agulhadas repetidas, internações e o medo delas e a fadiga da dependência do remédio.
Claro que dentre todos, o câncer de tireóide é o mais brando e por isso sou elétrica, eufórica e viva como sou. Mas que cansa, ah isso cansa!

Sabe o desmazelo geral de dizer "pode deixar que eu vou ao médico" e nunca ir? Alguém em tratamento não tem esse luxo. O médico vira um dos nossos mais visitados amigos e o que mais conhece a gente - inclusive nosso intestino, coração, sangue...

Recebi a notícia de que ficarei 3 semanas sem tomar o remédio. Ele se chama PuranT4 e substitui minhas funções da tireóide - que tive que tirar inteira - com dois pequenos comprimidos pela manhã. A dependência do remédio sempre me deu medo, mas aceitei. Tanto que tenho consciência de que ficar sem ele é fazer meu corpo funcionar pelas tabelas.

Durante todo esse mês que ficarei sem o remédio vou ficar inchada, sonolenta, irritada, triste, magoada, cansada e claro, emburrecida com tudo isso. Acontece de tudo um pouco: tremedeira, falta de ar, dor pelo corpo, sonolência e todos os afins do hipotireoidismo.

Por isso, se eu for mal educada, chata ou triste demais, releve. Pelo menos nesse mês estarei precisando de todos os colos do Brasil...

5 comentários:

  1. Pois se quiser um grande colo pernambucano, esse é inteiramente seu, e não só por esse mês!
    Força amiga e muito Axé!!!
    Bjos saudosos!

    ResponderExcluir
  2. Sei que será forte e é de boa! se quiser alguem com quem ser chato chame seu primo aqui, pelo menos agente pode bater um racha ,rsrsrs. muita onda! qualquer coisa precisado fala grita que estaremos ai.

    ResponderExcluir
  3. Porque vai ficar 3 semanas sem eles? Aki, mas não esquenta não, vamos relevar suas chatisses e dar asas a seu sentimentalismo. Pense que será como uma TPM estendida, vc aguenta facil. Se conheço uma mulher forte, essa é vc.
    Qualquer coisa, tamo aí.
    bjoooooo

    ResponderExcluir
  4. Júlia, querida,

    Sou portadora de uma doença crônica chamada retocolite ulcerativa. Quando soube que teria que fazer controle da doença e tomar medicamento pro resto da vida, tive que lutar muito pra não perder o chão.

    Hoje, treze anos depois, aprendi a conviver com isso e minha vida é normalíssima, embora eu ainda fique meio down quando entro em crise e preciso de medicamentos mais fortes que me deixam deformada, inchada, cansada, ada,ada, ada, ada.... Mas como diz um conhecido também portador, "com medo e tudo, perder para a doença é que eu não vou!"

    O que preciso te dizer com esse comentário é que, de minha experiência pessoal, aprendi que tudo passa, que crises passam, que existe uma solução pra cada problema e que cada problema tem a dimensão dada pela pessoa que o enfrenta.

    E esse câncer também vai passar, esteja certa disso!

    Enquanto ele não passa, conte com nosso carinho e companheirismo.
    bjks mil

    ResponderExcluir
  5. LIndos, todos!
    Obrigada Patrícia.
    Força pra nós.

    ResponderExcluir