quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Sobre essas coisas da alma...



Acredito que o que chamamos de "fase" na nossa, vida, quando se refere a um momento consciente, trata-se simplesmente de abertura de janelas.
É quando percebemos que algo não nos cabe mais e abandonamos aquela pele em busca do que se encaixa melhor com o momento.
Sinto que estou no novo momento de abertura de janelas. A pele que habito não cabe mais e é preciso fazer uma troca. Percebo que nesse momento, estar sozinha não é apenas uma opção, é uma necessidade. Somente assim eu poderia me perceber, me sentir, velar por mim...
Tenho descoberto coisas a meu respeito. Antes de mais nada, descobri que sou bonita! De beleza exótica, que não beira o estranho mas que se destaca pelo original. Descobri pelos outros e depois por mim que sou bonita, que estou na fase mais bonita. Não se trata apenas do cabelo laranjado ou da personalidade efusiva. Trata-se do conjunto.

Aprendi que meu sorriso é como um convite. As pessoas sentem-se felizes com minha felicidade e até parei pra pensar se não é por isso que os amigos não aceitam que eu fique mal por bobagens! Acho que minha alegria faz parte da força deles, do que os motiva também. isso diz sobre a importância que tenho para certas pessoas. Tenho percebido que para alguns, eu sou mais do que uma referência e eu fico muito feliz com isso porque o que sou hoje foi moldado com muito suor e consciência. Eu escolhi ser feliz. Tem gente que não pára pra pensar em felicidade, outras acham que não a merecem. Eu sempre escolhi ser feliz no agora e, o agora, é toda hora. Esse papo de "vou ser feliz um dia" não é pra mim.

Ainda sobre mim, aprendi que eu chamo atenção por onde passo. Não por ser aparecida, mas porque existe algo aqui em mim que irradia, convida, instiga, reflete. Como o sol. Acho que por isso uso esse cabelo que amo, porque ele chama, atrai, chega chegando!

Aprendi que, muito sem querer, desperto paixões. Esse é um traço de personalidade que me dá medo. Odeio a frase "tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas" porque ela é muito real! Mas também percebo o tanto que as pessoas querem ser amadas! E se aparece alguém bacana, educada e agradável,já é o suficiente pra alimentar algo inexistente. Me peguei algumas vezes pensando "ixi... acho que essa pessoa está confundindo as coisas..." No meu caso, eu também quero ser amada! Mas no momento, estou apaixonada pelo meu amor próprio e ele não está deixando espaço pra mais ninguém.

Aprendendo sobre mim, descobri que deixei lá atrás uma menina. Aquela que é só menina não existe mais. Hoje tem algo de mulher morando aqui também. Há uma malícia, uma cadência, uma batida diferente no peito... mas ainda mora a qui a menina que toma sorvete quando chora e sempre pensa em se esconder debaixo da cama pra fugir de alguém. Ainda há uma menina que ingenuamente se apaixona sem pensar e sofre de amargar. No momento de sofrimento foi que apareceu essa mulher! Essa nova que cala o coração e lava a alma no samba. É nessa hora que a menina some e abre espaço para aquela que vai resolver toda a situação, mesmo que na manhã seguinte continue existindo aquela menina com o coração em frangalhos.

Gosto muito dessa nova Júlia que está pintando. Hoje gosto muito do que vejo no espelho referente à corpo, imagem, olhar... esse é um dos momentos de transição, um dos momentos de abrir a janela e deixar a alma passear...

6 comentários:

  1. Lindo Julinha. Acredito que a cada fase as descobertas são simplesmente fantásticas e o que é melhor não cessam. Quando achamos que não temos mais no que mudar vem a vida e começa a metamorfose de novo. É maravilhoso envelhecer e poder experiências o mundo!!!!!
    No meu caso: "E que venham os 40"
    Beijos
    Fernanda Maisto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que delícia (e q medo) saber q vc me lê, Fê! rsrs;
      é... graças à Deus a gente muda né?! Eu curto. To curtindo!....
      bjus

      Excluir
  2. É isso. Estou no mesmo processo interno, só que agora dividindo com alguém. Sabe, Ju. Por isso eu amo tanto a figura da borboleta, símbolo da transformação. É uma lagarta feia e sem cor que fica num casulo e sai linda, colorida, voando, conhecendo o mundo e a liberdade!!! É isso que a gente é. Borboletas. Estou orgulhosa pelo seu processo, e feliz demais por vc. Como diz o Fábio pra mim: "voa borboleta, abra as asas... é só bater."
    Amo-te!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bela, sua linda, obrigada!
      Delícia de processo, né? E q bom q a gente muda, né? Nos meninas, nós mulherzinhas, nós borboletas...
      To voando... to voando...

      Excluir
  3. Hum q lindO também tow numa fase de trasição cerio q virando borboleta tirando a pele q me apertava e me aflingia...
    DEvo dizer q achei seu blog fantásticO (li ele todo em 02 dias hehe) me indentifiquei com cad textO chorei com uns dei altas gargalhadas em outros q bem q temos pessoas como vc pra tornar nossos dias melhores!
    Bjs
    Hanna Lima , 21 anos Baiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uau! nunca me senti tão lisonjeada na vida!
      Que prazer gigante o de saber que alguem me lê e se identifica!
      Muito obrigada! Seja muito bem vinda, Hanna!

      Excluir